
Perturbações Alimentares
Todos temos diferentes hábitos alimentares e é normal que como comemos seja afetada quando nos sentimos sob pressão, em sofrimento ou em stresse. Podemos desejar um alimento em particular (como o chocolate), perder o apetite, comermos mais ou nem sermos capazes de comer. Quando essas situações difíceis passam, voltamos a comer normalmente.
No entanto, se durante um período mais longo comemos muito pouco ou em demasia, podemos desenvolver uma perturbação alimentar. A comida pode tornar-se cada vez mais importante na nossa vida e, nalguns casos, torna-se a coisa mais importante e à volta da qual a vida gira. Podemos negar comida a nós próprios mesmo quando temos fome, ou comer constantemente, ou comer compulsivamente. Podemos pensar constantemente em comida ou no nosso peso.
Desta forma, a alimentação pode afetar negativamente a nossa vida. Mas não se trata apenas de “comida” e “comer”. As perturbações alimentares também dizem respeito a problemas complexos e a sentimentos dolorosos – difíceis de expressar, confrontar e resolver. Às vezes, focando-nos na comida estamos a desviar a (nossa) atenção de outros problemas.
Existem várias perturbações alimentares, como a anorexia, a bulimia ou as compulsões alimentares. Todas elas implicam uma preocupação exagerada com a alimentação, o exercício físico, o peso ou a forma do corpo.
Podemos estar a comer compulsivamente quando utilizamos a comida em situações em que nos sentimos “em baixo” e precisamos de apoio emocional, quando nos sentimos infelizes e comemos como forma de conforto. Podemos passar o dia a comer sem conseguirmos parar ou dar por nós a comer uma quantidade exagerada de doces enquanto vemos televisão. Como consequência, é provável que tenhamos peso a mais e que possamos desenvolver problemas de saúde física por causa disso.
Ter um problema com a comida não é raro nem deve ser motivo de vergonha. Qualquer pessoa, de qualquer idade, pode ter uma perturbação alimentar. É muito difícil resolver esses problemas sozinho/a e receber ajuda o mais cedo possível é muito importante. Existem tratamentos eficazes para as perturbações alimentares, e se é isto que procuras, entre em contacto comigo clicando neste botão logo abaixo.
Fonte: http://encontreumasaida.pt